19 agosto 2012

Mãe-da-lua: olha só que nome engraçado!




Aves da Grande São Paulo, de Edson Endrigo e Pedro Develey, foi nosso primeiro Guia de Campo na Reserva Rio das Furnas. Um belo material fotográfico e descritivo que nos acompanha até hoje. Em julho tivemos a grata satisfação de receber 15 desses maravilhosos guias - já na segunda edição - para nossa atividade com os alunos da comunidade. Presentão enviado pelos amigos Endrigo e Develey que doaram esta magnífica obra para nos ajudar a instigar cada vez mais a meninada.

Já de saída, ao explorar os guias em sala de aula, vimos que os alunos estão espertos. Sabem o significado de família, pois lembram do sufixo “dae”, e a chuva de perguntas foi pertinente. Fizeram conexões interessantes com as aves que criaram (leia: O Criador de Passarinho) e repararam nas diferenças entre macho, fêmea, imaturo e até ensaiaram algumas palavras em Inglês, já que o Guia é bilingue.

Como primeira tarefa levaram os guias para casa e após uma semana devolveram com uma lista de aves levantadas nos seus quintais e na vizinhança.

O dia da entrega foi especial, pois tivemos a presença da Secretária de Educação de Alfredo Wagner, Albertina Rover, que fez questão de presenciar a explanação da obra. 

Muitíssimo obrigado, Edson Endrigo e Pedro Develey, em nome da turma empolgadíssima!

Nenhum comentário: