29 julho 2012

O Criador de Passarinho

A turma logo após a atividade com a Professora Beth e Gabriela Giovanka

Fechem os olhos pois agora vamos imaginar um passarinho, o nosso passarinho, aquele que habita nossa mente. Percebam o tamanho, formato do bico, do rabo, os olhos; o topete, a sobrancelha, as patas; come fruta, folha, semente? Anda, voa, nada?
Mãos à obra! É hora de dar vida à imaginação. Assim começa a atividade com os alunos da Escola de Picadas que resultou na edição e impressão do quadro ao lado, réplica dos Posters da Floresta Atlântica e Pantanal.

Teve até classificação taxonômica! À família, por exemplo, acrescentamos o sufixo “dae” ao sobrenome do aluno. O gênero, “latinizado”, baseou-se numa característica marcante da ave e a espécie foi uma homenagem ao próprio aluno ou para uma pessoa querida. O nome popular surgiu de uma animada votação com muita brincadeira “séria-de-verdade”. Uma festa!

Celurium lailai, ave da família Bergeridae, criação de Laila Berger, por exemplo, ganhou o nome popular de Azulão-do-céu. Thiago de Oliveira homenageou a irmã Maisa, com o seu Cantador-de-crista-queimada (Cantatus maisai). Corredor-do-limoeiro (Athletarum gabrielii) e Caminhante-preto (Caminapretus brunoi) dos irmãos Gabriel e Bruno são da mesma familia, Weirichidae.

Experimentamos o que Flávio Krüger da SPVS nos revelou, dias após, ser um exercício do seu tempo de Universidade, ou seja, inventar para aprender.

Próximo passo: gravar os cantos destas aves. Pi-pi-pi.

Thiago Rosa e o seu difícil esboço do Miúdo-da-mata



Gabriel e o elaborado Corredor-do-limoeiro




Poster miniatura, réplica dos posters de Aves da Floresta Atlântica e Pantanal




4 comentários:

Juli disse...

Muito bonito este cartaz!

Renato Rizzaro disse...

Muito obrigado, Juli, pelo incentivo ao nosso trabalho.

Angel disse...

que idéia de poster bonita!
vou bolar um com os desenhos das crianças de nossa escola!até o momento fazemos somente jogos e um poster é bem democrático
Angel

Lucas Harder disse...

Lindíssimo e muito bem pensada essa oficina!!!! Sinceras parabenizações aos criadores! Demais, a molecada deve ter se divertido!