10 abril 2013

Produtores de Sombra e Água Fresca

Wilson, Rudimar Cipriani, Marcelino, Gabriela e Eduardo na Trilha do Puma. Foto: Renato Rizzaro

Em janeiro enviamos tantos News que resolvemos dar um tempo na sua caixa de emails fechando a fase Expedição Amazônia que tanto prazer e assunto rendeu. Agora, voltamos com novidades.


A primeira novidade: em fevereiro recebemos a visita da equipe da EPTV de Campinas, São Paulo. Uma dica do amigo Edson Endrigo para o Programa Terra da Gente que veio até Santa Catarina para filmar a Reserva Rio das Furnas, “um paraíso verde”. 

O pessoal foi dedicado, brincalhão e nos deixou à vontade, tanto que não demorou muito e já entramos no clima da reportagem. A edição ficou belíssima e emocionante.

O Programa pode ser visto clicando aqui: PARTE 1 - PARTE 2

A segunda novidade veio do ICMBio de Brasília: saiu a publicação no Diário Oficial que transformou toda nossa área em RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural.

Em 2001, quando adquirimos esta área, constavam 28ha no documento. Com a elaboração do Plano de Manejo pela SPVS, em 2008, foi feito levantamento topográfico georreferenciado, obtendo-se uma nova medida, agora correta, de 53,5ha. 

A regularização demorou vários anos e também contou com a apoio de Sérgio Biasi, ex-prefeito de Alfredo Wagner, que gentilmente acompanhou todo o processo Cartorial.

Eduardo Lacerda, jornalista e produtor do Programa Terra da Gente, revelou a essência de nossas ações ao escrever: 

“Produzimos sombra e água fresca”, brincam os donos da Reserva. Benefícios que transcendem a distância, e também o tempo. A continuidade deste trabalho pode garantir que novos xaxins possam nascer e se tornar centenários. Que a Imbuia garanta sombra nos próximos séculos e que o exemplo de conservação possa sensibilizar um número incontável de gerações em benefício da Natureza.


O fogão ganhou takes por dentro e por fora e a comida ficou deliciosa. Foto: Renato Rizzaro
As filmagens foram iniciadas com um dia espetacular! Foto: Gabriela Giovanka

A Superzoom foi buscar aves a mais de 100 metros de distância! Todo mundo babando... Foto: Renato Rizzaro

Uma tropa afiada para captar um ninho de caranguejeiras na estrada de acesso. Foto: Renato Rizzaro


Centenas de filhotinhos na boca do ninho. Foto: Renato Rizzaro


Crianças fotografam o Matracão. Primeiro registro da espécie para Rudimar. Foto: Gabriela Giovanka


Acharam um "chapeuzinho" passeando pela Cerejeira. Foto: Renato Rizzaro


Edu fez altas filmagens com a pequena GOPro: piavas comendo ingá. Foto: Renato Rizzaro


2 comentários:

RUDIMAR.CIPRIANI disse...

Aí Renato e Gabriela. Post fantástico. Gostei demais. Belos clics. Parabéns.

Roda de Passarinho disse...

De Charles Coelho, por email:

Olá Renato e Gabriela!

Fiquei muito feliz com o news da Reserva Rio das Furnas, me emocionei em ver os videos, os detalhes a riqueza das imagens sem falar da beleza da natureza, tudo isso me impressiona, sem falar que fiquei curioso no pequeno inseto com o seu ``Chapeuzinho´´ INCRÍVEL sem dúvida!
E agora tem essa do lagarto, deve ser uma festa pra ele correr atrás das pessoas kkkkkkkk.

Para mim foi uma honra muito grande em realizar meu estágio na Reserva Rio das furnas eu sinto que ela faz parte, uma pequena parte da minha vida além do mais fiz grandes amigos aí: Renato e Gabriela.

As vezes eu sinto que um Muito Obrigado é pouco pela a oportunidade que vocês deram a mim e ao Dionatan, eu só tenho que agradecer por tudo e pedir desculpa se eu fiz algo de errado.

Aqui em casa todo dia canta o Trinca-ferro eu abro a janela do quarto e ouço ele cantar pra mim é muito bom e aí eu lembro de vcs.

Saudade? Contenteza!!!! Um dia eu quero poder voltar à Reserva e fazer uma caminhada pelas trilhas com os ``degraus´´ e poder fazer o Birdwatching.

Bom, são planos que estão no meu futuro!

Manda por mim um abraço pro lagarto e diz que um dia eu vou conhece-lo pessoalmente, mas espero q eu não seja recebido com um corridão kkkkkkkk.

Abraços
Att Charles.