16 março 2013

Escatoteca de Lamprosoma azureum


O inseto da foto pode ser uma pupa de Lamprosoma azureum, segundo Marcelo Diniz Vitorino, do Depto. de Zoologia da Furb. Mas carece de maiores detalhes para chegar a uma conclusão. Se você, leitor, conhece o inseto, por favor envie um email para riodasfurnas@gmail.com Desde já agradecemos a toda colaboração para identificar este inseto. Está sobre o tronco de Eugenia uniflora numa área de floresta fechada na Reserva Rio das Furnas, ao lado do rio de mesmo nome.
A escatoteca da larva é confeccionada de excrementos e casca do hospedeiro, e a parental, de excrementos e fragmentos de casca aglutinados.
Marcelo Diniz esteve na Reserva em abril de 2008 para pesquisas sobre o Araçazeiro, em companhia de Tracy Johnson do US Forest Service. Na época deixou de presente um exemplar do livro "O Araçazeiro - Ecologia e Controle Biológico" do qual retiramos algumas informações sobre o L azureum questionado nesta publicação.

Um comentário:

Renato Rizzaro disse...

Comentário no facebook de Marco Aurélio Crozariol

Uma amiga respondeu: "Esse bicho ai eh um larva de besouro! Familia Chrysomelidae. Nao tenho certeza quanto a subfamilia, pq algumas apresentam essa mesma arquitetura do 'fecal shield'."