07 março 2012

Ponte de Formiga

Detalhe da ponte formada unicamente de formigas - Photo Renato Rizzaro
Fiquei absolutamente surpreso ao reparar que as formigas atravessavam o rio das furnas por um pequeno local onde sempre construimos uma passagem com pedras, pois a correnteza é muito forte e carrega as pedras que pacientemente arrumamos a cada chuva.

A surpresa maior foi verificar que em certos trechos onde não havia como atravessar pelo rio, as formigas construiam pontes de formigas, quer dizer, utilizando seus próprios corpos, segurando-se umas às outras para que a travessia não fosse interrompida.

Claro, fui até em casa, peguei tripé e voltei o mais rápido possível e fiz algumas fotos e filmes, porém as formigas já estavam no final e acabaram por desmanchar as pontes e finalizaram a travessia. De casa até o local demorou pra chegar... Se eu estivesse equipado na hora, mas eu estava apenas preparado para fotografar aves e outros animais, com uma lente 100/400mm e sem tripé. Quem sabe consigo ver outra ponte e aí, fazer imagens melhores. Mas já valeu o registro.

Formigas

As formigas estão incluídas em uma única família (Formicidae), sendo que existiam 12.351 espécies descritas, distribuídas por todas as regiões do planeta, exceto nas regiões polares. De acordo com Ted R. Schultz, em "In search of ant ancestors", as formigas são indiscutivelmente o gênero animal de maior sucesso na história terrestre constituindo 15 à 20% de toda a biomassa terrestre. 

Acredita-se que o surgimento das formigas na Terra deu-se durante o período Cretáceo (há mais de 100 milhões de anos) e pensa-se que elas evoluíram a partir de vespas que tinham aparecido durante o período Jurássico.

Para saber mais: Dom Escobar e Antweb
 
Pontes feitas com as próprias formigas que atravessam o rio das Furnas

Nenhum comentário: