06 fevereiro 2012

Estagiários do IFC na Reserva

Chegada na divisa da Reserva, após 3km de caminhada

A professora/orientadora do Instituto Federal Catarinense - Câmpus Rio do Sul, Maria Amélia Pellizzetti, queria um estágio diferente para seus alunos e sugeriu que fosse numa área preservada.
Amélia conheceu a Reserva em 2006, através do Projeto Piava. Na época, fazia parte da equipe que nos orientou na recomposição de áreas degradadas pelo uso intensivo do solo por pastoreio e coivaras para milho e cebola.

Dionatan prepara uma exsicata
Depois de uma visita prévia, em dezembro, para ver se topariam ficar algumas semanas longe da civilização, iniciaram suas tarefas no primeiro dia de 2012 guiados pelo Plano de Manejo fornecido pela SPVS.
Começamos pelo controle das plantas exóticas/invasoras e manutenção da estrada de acesso à Reserva.
Mudas do Piava na beira das trilhas foram coroadas e algumas coletadas para exsicatas que serão identificadas e catalogadas por Dionatan Gerber, um dos estagiários. Charles Costa Coelho, bom observador, identificou várias aves e mostrou-se interessado pela ornitologia. Pode vir a ser um excelente guia!

Charles numa saída de campo verifica o cedro atacado pelo bicho-serrador


Foi uma vivência saudável.Trabalhamos mutuamente no nivelamento e construção de degraus nas trilhas; poda de árvores; coleta de sementes; transplante e compostagem.
Procuramos passar o que aprendemos em onze anos de Reserva, principalmente o compromisso com a preservação da Natureza.


A dupla participou da confecção de escadas, nivelamento e limpeza de trilhas

Amélia confeccionará, com seus dois alunos, duas maquetes do canyon da Reserva que farão parte do estágio e serão utilizadas para Educação Ambiental em Picadas, Alfredo Wagner e no Instituto onde leciona.
Charles e Dionatan gostaram de estagiar na Reserva, revelam recentes emails.
Que venham outros!

5 comentários:

Amélia disse...

Estamos iniciando o trabalho com as maquetes. Em breve poderemos desenvolver outros trabalhos de EA na comunidade!!! Abraços

jaime disse...

legal gostei não era de meu conhecimento este lugar sou estudante de EA senac araraquara quem sabe qdo me formar irei conhecer este lugar que deve ser maravilhoso.cezarejaime@gmail.com
abraços

jaime disse...

legal gostei

jaime disse...

como ja disse em outro email, estou com voçes

jaime disse...

legal mas legal mesmo