28 janeiro 2012

Todo ano ele tenta...


O Tucano-de-bico-verde (Ramphastus dicolorus) acima, todo ano furunca um ninho abandonado construido por um João-de-barro.
Lá no início da Reserva Rio das Furnas, em 2001, o João-de-barro (Furnarius rufus) encontrava farto material para retocar seu ninho a cada ano e só abandonou quando a vegetação tomou conta dos pastos ao redor da nossa e de sua casa também.
Então, apareceram vários candidatos ao ninho, entre arapaçus, andorinhas e trepadorzinhos-quietes. Finalmente, quem ficou com a casa foi o Bem-te-vi-rajado (Myiodynastes maculatus) e a cada ano tem nela uma nova família, ou tenta pelo menos...
O Tucano é um assíduo frequentador desta toca e não deixa barato, se tem ovo, engole. Mas não é assim, fácil, não. Tem briga. O casal de rajados está sempre atento e sai em cima do Tucano toda vez que aparece. É uma constante luta para a sobrevivência.
Mas o nosso tucano, sabemos, só vai atrás de carne quando é pequenino, pois depois de grande é frugívoro e granívoro, alimentando-se, como tantos outros, das sementes da Capororoca (Rapanea sp), do Chal-chal (Allophyllus edulis) e tantas outras disponíveis na Reserva.
Silencioso e solitário, vasculhou o cedro e saiu de mansinho. Vi por acaso, numa manhã tranquila de dezembro/2011.

Photo Renato Rizzaro

Um comentário:

Anabela Jardim disse...

Essa foto do tucano está fantástica!!!