26 novembro 2009

Ouriço da Reserva ganha capa de livro no Paraná


O nosso ouriço-cacheiro ganhou a capa do Guia dos Mamíferos do Paraná, e o caxinguelê e uma bela capivara que fotografei nas margens do Rio Itajaí, em Blumenau, também entraram para o Guia.

Bruna Karla Rossaneis, uma das autoras do Guia, nos contactou no começo do ano, solicitando algumas fotos para ilustrar a sua tese que, junto com outros autores, acabou se transformando em Guia de Campo, editado pela Useb, famosa por publicar bons guias da fauna brasileira.

Diz o guia, sobre nosso famoso mamífero: Há uma ideia errônea de que os espinhos do ouriço-cacheiro são lançados contra o inimigo. Tais espinhos se fixam no agressor que tenta capturá-lo. Frequentemente, estes animais emitem um cheiro forte que permite localizá-los. Podem invadir áreas de cultivo atrás de alimento.

Mede de 31 a 41,5cm e pesa em torno de 1,2kg, sendo que a cauda mede de 23 a 41,5cm e é musculosa e preênsil. As patas têm quatro dedos com unhas fortes e curvas. As fêmeas possuem de dois a três pares de mamas abdominais.

Pouco se sabe sobre a reprodução, geralmente há uma cria por gestação, com recém-nascidos semelhantes aos adultos, porém com pelos macios. Nos filhotes, os espinhos aparecem por volta do sétimo dia. O macho constrói o ninho.

Herbívoros, alimentam-se de frutas, folhas e cascas. Solitários e noturnos, vivem nas árvores altas.
Ocorrem na Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica e são encontrados em alguns estados do Norte ao Rio Grande do Sul, incluindo Minas Gerais.

Segue ameaçado, como todos nós, pela redução de seu habitat.
Dá para perceber a carinha de felicidade de nosso ilustre cacheiro na foto da capa do Guia?! Certamente, está pensando que o cachê está bom demais: será protegido, aqui na Reserva Rio das Furnas, por toda a sua vida!

Um comentário:

Atelie Da Lagartixa disse...

O atelie agradece os elogios e o apoio a todos que contribuiram este ano nessa nossa caminhada!
FELIZ NATAL
E MUITA ESPERANÇA EM 2010.


ATELIE da LAGARTIXA

Cassiana Moraes e Daiane Troesch