14 fevereiro 2009

Aumento na população da Reserva



Neste começo de ano, aqui na Reserva tivemos uma enxurrada de passarinho! Tem ninho para tudo que é canto! Até debaixo da janela do banheiro o tico-tico resolveu botar três ovinhos e passou por uma prova de fogo, veja só. Já no finalzinho da tarde de um dia ensolarado, a Gabi encontrou um filhote de jararaca enrolado na base da janela do banheiro e me chamou. Mandei o bichinho para fora da janela. Até aí, tranquilo. Havíamos esquecido que logo abaixo estava o ninho do tico-tico e pode ser que a jararaca tenha passado a noite em em cima dele. No dia seguinte, de manhãzinha, lá estava ela no mesmo lugar, descansando, enroladinha, bem faceira. Logo imaginamos, pronto, lá se foram os ovinhos! Peguei a jararaquinha e levei para longe de casa e voltei pronto para ver um ninho vazio. Dei uma olhada em cima do ninho e para meu espanto sai, a mil por hora, a dona tico-tico e, debaixo dela estão os três ovinhos, intactos! Essa passou.
No final do ano teve o Trepadorzinho-quiete, ocupante de um oco de bambu protegido pelo beiral de casa. Somos vizinhos de parede e descobrimos que este passarinho é sonâmbulo, pois cutuca o ninho a noite inteira! Aliás, este ninho tem história e dele já saíram muitos filhotes, de Curreca, Canarinho e de Chopim.
De uma laranjeira sairam dois Alegrinhos; na frente do rancho, a uma altura de mais ou menos meio metro do chão, nasceram dois Coleirinhos e, mais adiante, quase na mesma altura, três Quetes.
Tem o Bentevi-rajado que ocupa e defende o Cedro de qualquer invasor, seja ele pequeno ou grande, e lá na beira do Rio das Furnas vimos um ninho dependurado no meio de uma grande árvore, ainda nem sabemos de quem se trata. Ao lado desse desconhecido, bem em cima do Rio das Furnas, um espetacular ninho de Tecelão. Esse ninho mereceu um ensaio fotográfico.
Assim, a vida é renovada a cada primavera/verão aqui na Reserva.

Um comentário:

Atelie Da Lagartixa disse...

Passa lá no blog e olha como seu presentinho ta ficando, mando na segunda, pois o carnaval atrapalhou um pouco, a Cidade para mas eu continuo trabalhando!!
abraço de lagartixa!!!