14 dezembro 2008

Negrinho-do-mato reclama status

Um Negrinho apareceu na Reserva. Apressado, reclamava do estado em que se achava certa questão. Estava na Lista das Aves Ameaçadas de 2008.
É parente do Bicudo, do famoso Curió, do cantado Azulão, do valoroso Tia-chica e do tadinho do Coleirinho, todos procurados pelo Komércio Clandestino de Aves Silvestres (K-LAS). Irônico? Tem mais.
Poderia ser um dos sortudos livres e anônimos, que cumprem seu papel na cadeia aberta e caótica da Natureza. Eu disse Natureza? Pois bem, o Negrinho está sendo ameaçado por tabela, justamente por não ter mais abrigo na Natureza, como tantos outros.
Vendo o Negrinho, repare bem no bico, é parecido com o do Coleirinho e do Curió. Vive de grãos, a dois e três metros do solo e os filhotes comem de tudo. O Tico-tico, por exemplo, outro parente-granívoro, alimenta a prole exclusivamente com artrópodes.
Durante a reprodução vive como um casal, fiel entre eles e a um território. Nas lutas e na corte, arrepia as penas, vibra intensamente as asas e mostra a parte branca que tem debaixo delas. Move para baixo e para os lados, e estanca a cauda em qualquer posição. Legal, é?
Vive no interior de densa Floresta Secundária e de Araucária, no Brasil, Paraguai e Argentina (Misiones).
A fêmea é marrom e pode passar pela fêmea de um Curió. Que perigo!
A Gabi pegou o canto, eram duas estrofes, mais ou menos assim:

Sem mato, tem passarinho? Tem n’sinhÔ.
Com mato
tem passarinho? Si tem si’sinhÓÓÓ!

Hermeto cria Música.

Emberezidae - 13cm Amaurospiza moesta (macho) - Blackish-blue Sedeeater
Photo © Renato Rizzaro - Fonte: Helmut Sick e Save Brasil

Nenhum comentário: