23 maio 2014

Charões na Reserva!

Psittacidae Papagaio-charão (Amazona pretrei) Red-spectacled Parrot © Renato Rizzaro


 Já que a época dedica-se a festejar o encontro destas maravilhosas aves, na região de Urupema, vamos expandir a conversa. 

Fato único no Planeta, a reunião de milhares de papagaios na Serra Catarinense começou em meados dos anos 90, desde quando deixaram de encontrar os pinhões, alimento único entre março e julho, no nordeste do Rio Grande do Sul, por conta da destruição daquele habitat. Vale lembrar que as magníficas florestas de araucária foram dizimadas até chegar a 1% na atualidade, levando a perigo de extinção, inclusive, os papagaios.

Maravilha para os observadores de aves, esta é uma festa perigosa para as aves, por ficarem vulneráveis a doenças que podem contaminar o grupo e, o pior, acabarem engaioladas. 

Porém, creiamos que alguns humanos não sejam tão grotescos ao ponto de estragarem a festa dos papagaios e, claro, sua própria, e falemos um pouco do bicho: é um dos menores papagaios brasileiros; forma um casal fiel; enquanto a fêmea nidifica é alimentada pelo macho; destaca-se pela bela máscara encarnada, e aí nota-se a diferença para um outro papagaio, o de peito roxo (Amazona vinacea), seu companheiro de viagem. Muitíssimo menor em quantidade, onde há milhares do charão encontram-se pequenas centenas do roxinho, fazem menos algazarra e até parece que gostam de um certo silêncio. Quem já teve o privilégio de presenciar revoadas de charões em Urupema sabe que é uma berraceira sem igual. Nem uma roda de italianos é mais alegre e barulhenta! 

“Fora do período de produção das sementes de Araucaria, os charões utilizam em sua alimentação frutos, sementes, folhas e flores de dezenas de espécies de plantas nativas e algumas exóticas, destacando-se os frutos de guabiroba (Campomanesia xanthocarpa), cereja (Eugenia involucrata), sementes de camboatá-vermelho (Cupania vernalis), canela (Ocotea puberula).” 

Embora a Reserva tenha estas espécies vegetais, não observamos charões alimentando-se e sim casais cruzando o céu na época do pinhão e, no último 15 de abril, 26 indivíduos voando de Norte a Sul, o que aumenta, provavelmente, a área de registro. Possível tema para pesquisa? A Reserva está aberta e apoia as ações para conservação do Papagaio-charão. 

Para saber mais, clique aqui

Psittacidae Papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea) Vinaceous Parrot © Renato Rizzaro

Nenhum comentário: