09 agosto 2010

No fundo dos teus olhos, verde


5 de agosto pela manhã me telefona o Francisco, da Pedra Branca: as montanhas estão brancas de neve! Faz muito frio na Serra, o que atrai os turistas. Com a neve vem o fogo, pois a macega está seca e é hora de “limpar” o pasto. Prática tão enraizada na cultura que ninguém se dá conta do estrago. E, pior: botam fogo à noite, quando os bombeiros não podem fazer nada e a fauna descansa inocente. O menino-perereca está frito. Assim vai sendo exterminada nossa fauna, sem mesmo ter sido conhecida.

Ivan Sazima, por email, nos respondeu sobre esta foto: “levei um baile do seu lindo menino de olhos verdes (parece ser um macho, a julgar pelas pregas abaixo do queixo, que indicam presença de saco vocal). Provavelmente é uma espécie não descrita (“nova”). É uma das mais lindas e vale a pena ir atrás para descrever. Pode ser uma espécie do gênero Sphaenorhynchus (Hylidae). As espécies desse gênero vivem na vegetação e criam em poças e brejos, tanto em ambientes florestais como os abertos. São todas noturnas e os machos vocalizam (cantam) dentro d’água, para atrair as fêmeas e para avisar outros machos que aquele pedaço tem dono. A desova e as larvas (girinos) se desenvolvem na água. Após a metamorfose, seu alimento são insetos e outros invertebrados, como aranhas. Sua principal defesa é a camuflagem na vegetação.”


Tobias Kunz, conhecedor da fauna da Reserva, também acredita que seja um jovem Sphaenorhynchus.


Sábado, 31, à noite, quando observávamos um grande incêndio no Alto da Boa Vista, pensávamos nas chispas da humanidade. A súbita virada no vento e uma tempestade frearam o que poderia ter sido uma catástrofe.
O resultado está lá, todos podem ver: uma paisagem de luto, ou mera passagem: um branco.


Nenhum comentário: