29 fevereiro 2012
Knipolegus cyanirostris / Maria-preta-de-bico-azulado
Tyrannidae é a maior família do hemisfério ocidental ao qual é confinada. Rivalizam, nesta parte da Terra, com os papa-moscas do Velho Mundo (Muscicapidae, Oscines), com semelhante número de espécies. Estão entre os grupos mais diversificados de aves do mundo e são, no Brasil, os pássaros que mais se vêem e se ouvem. Constituem mais de 18% das espécies de Passeriformes da América do Sul. Distribuídos do Alasca até a Terra do Fogo, num total de 413 espécies têm a sua maior concentração na região tropical.
A fêmea acima foi fofografada na Reserva Rio das Furnas em fevereiro de 2012, elevando a lista de aves da Reserva para 236 espécies.
O macho de K. cyanirostris é totalmente negro com bico claro acinzentado. Tem um fino "it" como voz e a cerimônia é muito interessante, pois o macho, totalmente em silêncio, desliza, de asas levantadas, em frente à fêmea.
Caça insetos!
É migratório (Espirito Santo, Rio de Janeiro). Ocorre do Espírito Santo e Minas ao Rio Grande do Sul e Mato Grosso, Argentina, Paraguai e Uruguay, nonorte em regiões serranas.
Fonte: Helmut Sick
06 fevereiro 2012
Estagiários do IFC na Reserva
Chegada na divisa da Reserva, após 3km de caminhada |
A professora/orientadora do Instituto Federal Catarinense - Câmpus Rio do Sul, Maria Amélia Pellizzetti, queria um estágio diferente para seus alunos e sugeriu que fosse numa área preservada.
Amélia conheceu a Reserva em 2006, através do Projeto Piava. Na época, fazia parte da equipe que nos orientou na recomposição de áreas degradadas pelo uso intensivo do solo por pastoreio e coivaras para milho e cebola.
Dionatan prepara uma exsicata |
Começamos pelo controle das plantas exóticas/invasoras e manutenção da estrada de acesso à Reserva.
Mudas do Piava na beira das trilhas foram coroadas e algumas coletadas para exsicatas que serão identificadas e catalogadas por Dionatan Gerber, um dos estagiários. Charles Costa Coelho, bom observador, identificou várias aves e mostrou-se interessado pela ornitologia. Pode vir a ser um excelente guia!
Charles numa saída de campo verifica o cedro atacado pelo bicho-serrador |
Foi uma vivência saudável.Trabalhamos mutuamente no nivelamento e construção de degraus nas trilhas; poda de árvores; coleta de sementes; transplante e compostagem.
Procuramos passar o que aprendemos em onze anos de Reserva, principalmente o compromisso com a preservação da Natureza.
A dupla participou da confecção de escadas, nivelamento e limpeza de trilhas |
Amélia confeccionará, com seus dois alunos, duas maquetes do canyon da
Reserva que farão parte do estágio e serão utilizadas para Educação
Ambiental em Picadas, Alfredo Wagner e no Instituto onde leciona.
Charles e Dionatan gostaram de estagiar na Reserva, revelam recentes emails.
Que venham outros!
Charles e Dionatan gostaram de estagiar na Reserva, revelam recentes emails.
Que venham outros!
Assinar:
Postagens (Atom)