27 novembro 2011

Nem toda serpente é venenosa!

Cobra d´água na mão da bióloga Elaine/USP
Philodrias Arnaldoii moradora do forro de nossa casa na Reserva
Perquenos detalhes fazem muita diferença quando o assunto é serpente.

Se matar é a primeira coisa que passa pela cabeça ao ver estas fotos, então este texto deve ser lido com atenção.
Algumas pessoas mudaram a forma de ver estes bichinhos, na região da Reserva Rio das Furnas. Bom, começa que toda serpente possui bactérias que podem agir numa mordida, como nos deixou bem claro Tobias Kunz, biólogo que desenvolveu seu TCC na Reserva.

O medo é o grande problema, a falta de conhecimento e muitos mitos, a começar pela cobra da Eva que povoa a imaginação dos cristãos de nossa terra.

Em mais de dez anos na Reserva, algumas serpentes foram mortas, no começo indevidamente, porém não precisaria


Elas mantem ratos, pererecas, sapos, baratas e outros animaizinhos sob controle, e as vezes até os visitantes indesejados, quando o recanto é conhecido como local de reprodução e preservação de serpentes.

Acontece que existe um ponto de equilibrio nesta história quando lagartos, gaviões e corujas entram em cena como controladores de serpentes, então conseguimos enxergar um universo menos conturbado, mais fluido e com menos interferência negativa, creio.

Do Tobias recebemos este email:

"São muito parecidas mesmo essas duas espécies, mas está certo. Só que apesar de que algumas espécies do genero Philodryas tenham um veneno fraco (provavelmente todas tenham), não existe nenhum relato de envenenamento pela P. arnaldoi e como informação para um publico leigo eu acho apropriado continuar tratando apenas viperideos (jararacas, cascavel, etc) e elapideos (corais) como venenosas. 
Eu aconselho que vc corrija a informação sobre a arnaldoi para não venenosa... até por que já fui mordido duas vezes pela Philodryas olfersi, que é a espécie do genero que tem sido considerada venenosa, sem nenhuma consequencia. 
Se começarmos a tratar cada espécie que tenha um minimo de toxina na saliva como venenosa vamos acabar incentivando ainda mais a matança..."

Segui o teu conselho, Tobias.
Abração e gratidão!




24 novembro 2011

Aves nas mãos da filha de Juscelino Kubitschek

Cesconetto, Serafim, Maristela, Renato e Gabriela no Badesc. Foto de Fifo Lima

Dia 23 de novembro de 2011 a noite fomos convidados pelo Charles Cesconetto a participar do lançamento do seu filme JK no Exílio na Fundação Badesc. Os ilustres convidados, a filha de Jucelino Mariestela Kubitschek e o presidente da Casa de Juscelino, Serafim Jardim, ganharam os dois tomos da belíssima obra Desterro, de autoria de Gilberto Gerlach e o Poster de Aves da Floresta Atlântica, de nossa autoria.
Para saber mais sobre o Poster: clique aqui

22 novembro 2011

Aves da Floresta Atlântica nas escolas de Biguaçu

Poster de Aves em boa mãos. Foto: Divulgação
No dia 16 de novembro de 2011, o Prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschamps entregou a um diretor representante da Rede Municipal de Ensino da cidade um Poster de Aves da Floresta Atlântica.
Todas as 56 salas de aula do município terão um Poster emoldurado para os alunos poderem apreciar e conhecer a avifauna local.

Este Projeto, criado pela Reserva Rio das Furnas em parceria com a Famabi (Fundação Municipal de Meio Ambiente de Biguaçu), teve o apoio da Imobiliária Biguaçu e será implantado a partir do início do ano letivo de 2012. Abrirá com uma exposição fotográfica no Centro Cultural de Biguaçu, organizada por Henrique de Azevedo, e contará com 20 ampliações de autoria de Renato Rizzaro.

Na sequencia, uma série de palestras serão realizadas com apoio da equipe técnica da Famabi, nas escolas, tendo como tema central as Aves da Floresta Atlântica e a conservação ambiental.

Alfredo Wagner foi o primeiro município a ter o Poster em suas salas de aula com o apoio da Secretaria de Educação Municipal.

A Reserva Rio das Furnas manteve contato recente com a prefeitura de Rancho Queimado, que em breve também fará parte deste projeto, assim como outros municípios. A intenção é estar em todas as salas de aula do Estado, num primeiro passo e a seguir com a região Sul e afinal, estar em todas as salas de aula do Brasil.

A Reserva está a procura de parceiros para realizar este projeto.

17 novembro 2011

Puma concolor na Reserva Rio das Furnas, agora é!



Excelente notícia! Confirmada a presença de Puma concolor na Reserva. Dia 4 de novembro de 2011 as 17:40h. Um animal belo e saudável e, segundo o Luiz do Projeto Leão Baio, pode ser uma fêmea. Resultado da armadilha fotográfica, fruto da parceria com a SPVS, nos tem revelado ótimas surpresas e o Puma, a mais recente.
Assim fica registrado o movimento de um animal de grande porte, topo de cadeia alimentar, dentro do canyon da Reserva. O anterior, de um Puma concolor havia sido através de fezes secas há alguns anos, motivo pelo qual a principal trilha recebeu o nome de Trilha do Puma. Esta foto foi capturada do outro lado do rio da Furnas, longe da Trilha do Puma.
Temos vários registros nesse local, apelidado de Ponto da Capivara, aliás, bicho que nem deixou rastros e não apareceu mais, escafedeu-se, continua o mistério.

Foram registrados quatis, inhambús, iraras e uma série de animais que já fazem parte dos arquivos da Reserva: jacu, tatu, sabiá-laranjeira e saracura.

Veja outra matéria publicada sobre os Pumas na Reserva, clique aqui