18 agosto 2013

O presente da Birder's Exchange

Seis binóculos é a conta certa, pois são 12 alunos. Guia e Foto na mão da dupla e vamos lá! Foto Renato Rizzaro

Vem cá, quero apresentar uma pessoa maravilhosa! Assim, pelas mãos de Edson Endrigo conhecemos Betty Petersen, com seu sorriso franco e fala doce, durante o Avistar 2012. Conversamos sobre a ReservaRoda de Passarinho e trocamos emails

Estava alinhavada a ponte que trouxe seis binóculos novinhos em folha até as crianças de nossa comunidade. Mas Betty não verá este News, pois em junho deste ano o seu coração, sempre cheio de vida, parou. 

Tudo o que Betty semeou em seu caminho continua através de muitos olhares e lembranças, um dos maiores exemplos de generosidade, carinho e bom humor que a comunidade de observadores de aves tem até hoje. 

Agora, com estes luminosos binóculos, seguimos com a criançada a buscar o impossível a olho nú: formas, jeitos de bicos e patas; penas eriçadas, bochechas e sobrancelhas, deleite.

Anú deixou de ser Sabiá e Carrapateiro fica, de verdade, em cima do boi; o olho do João-de-barro é castanho e tem Urubú lá longe, vês?

Almas como a de Betty transformam-se em passarinho, com certeza. Pegue um binóculo e olhe com calma: é certo avistar Alma-de-gato, Ariramba-do-paraíso, Alma-de-mestre, Pomba-da-paz, Pássaro-do-sol, Paradjanov, Kurosawa, Fênix. Enfim, o homem sem gaiola.

Primeiro é preciso saber usar o binóculo. Foto Gabriela Giovanka

Para quem usa óculos: um truque especial. Foto Gabriela Giovanka

No começo é um difícil, mas logo logo, pega-se o jeito! Foto Gabriela Giovanka

Nossas parceiras: a Secretária de Educação de AW Valneide Campos, e a professora Sileni com a gurizada. Foto Renato

Quando a gente aprende a cuidar tem pra sempre! Foto Gabriela Giovanka


Ensaiamos uma saída de campo no pátio, da próxima subiremos o morro. Foto Renato Rizzaro