19 dezembro 2012

Disjunção Esferoidal - Ovo de Pedra

Gostaria de fazer uma pesquisa sobre o assunto ou ter um Geólogo na Reserva para poder desenvolver um trabalho específico com estas formações e outras que aparecem com frequencia no canyon da Reserva. Já venho há tempos insistindo que deveria ter pesquisas específicas nos canyons.

Ovo de Pedra em paredões, enter folhelhos e vegetação à beira rio

Rio das Furnas em tempo de seca: vegetação cresce muito sobre as pedras

Paredões de pedra e solo verticais caem sobre o rio das furnas. Locais onde encontram-se alguns ovos de pedra.

Existem grandes ovos, descascando há muitos anos.

07 dezembro 2012

Roda de Passarinho em Alta Floresta

Protegido desde a nascente, graças a RPPN e ao Parque Estadual, todos com o mesmo nome: Cristalino. Foto: Renato Rizzaro

Uirapuru-verdadeiro (Cyphorhinus arada), procurado por todos. Foto: Renato Rizzaro

Jibóia-arco-íris ou Salamanta do Amazonas (Epicrates cenchria), presente de despedida. Foto: Renato Rizzaro

Ninho de Gavião-real (Harpia harpyja) com filhote. Foto: Renato Rizzaro


Tartaruga atravessa tranquilamente a estrada. Aqui está protegida. Foto: Renato Rizzaro

Crianças especialmente convidadas pela Fundação Cristalino para a Roda de Passarinho. Foto: Renato Rizzaro
Renato conta o "segredo" para a embocadura das flautas. Foto: Gabriela Giovanka
Alegria por conseguir tirar um "som da floresta". Foto: Renato Rizzaro
A Floresta nos dá oxigênio, frutos, flores, comida e música. Foto: Renato Rizzaro
Dona Vitória Da Riva Carvalho, presidente da Fundação Ecológica Cristalino e diretora do Cristalino Jungle Lodge, anfitriã da nossa Roda. Foto: Renato Rizzaro
Andriele Soares, coordenadora de Educação Ambiental do Projeto “Um dia na floresta”. Foto: Renato Rizzaro

Nossos amigos, felizes pela visita e pelo presente: fotos de aves da Floresta Atlântica e Pantanal. Foto: Renato Rizzaro

Aves do Cristalino

Alta Floresta entrou em nosso roteiro a partir do Avistar, quando conhecemos a Dona Vitória, presidente da Fundação Ecológica Cristalino, através de nosso querido amigo Edson Endrigo. Na ocasião, a conversa girava em torno da Caixa e do Poster de Aves do Pantanal, quando Dona Vitória nos revelou que gostaria de fazer um Guia de Aves do Cristalino, ideia que já tinha há tempo. Endrigo indicou-me como designer e houve empatia total. Após contatos pela internet e apresentação de layout, falamos da Expedição Amazonia e combinamos que passaríamos em Alta Floresta.
A própria Dona Vitória foi a anfitriã da Roda e Andriele Soares, coordenadora de Educação Ambiental do Projeto “Um dia na floresta”, acompanhou a atividade do começo ao fim.
Também estivemos no Cristalino Jungle Lodge, um dos melhores hotéis do Brasil segundo a National Geographic Traveler. Portal da Floresta Amazônica, faz parte da RPPN Cristalino desde 1997, a primeira Reserva Particular da Amazonia mato-grossense.
O Cristalino Jungle Lodge tornou-se o principal destino de observação de aves da Amazonia por possuir um terço de todas as 1.800 espécies de aves brasileiras.
A riqueza não está restrita somente às aves, estendendo-se aos pequenos mamíferos, répteis, anfíbios, peixes e borboletas, além da própria vegetação amazônica, que neste caso está muito bem preservada.
Enfim, um verdadeiro paraíso gerenciado e guiado por uma equipe afinadíssima com os conceitos da maestra Dona Vitória, sempre presente com seu sorriso franco e ideias cativantes.

Próxima parada: Parque Nacional da Amazonia em Itaituba.