08 junho 2009

Serrador invisível


Vemos TV muito pouco. Quando vamos ao Centro de Alfredo Wagner, pois aqui na Reserva somos eximidos de assistir a este aparelho que despeja mortes e atropelamentos em pleno almoço, parece que só para distrair os estômagos mais sensíveis ao paladar, muitas vezes pasteurizado, das comidas a quilo.

Assim, numa dessas vistas, assistimos a um programa sobre um rapaz, ilhéu, que tinha alguns galhos na mão, “misteriosamente” serrados por “almas de outro mundo”. Claro que a reportagem nem se deu ao trabalho de informar e deixou no ar uma pasmaceira, característica dos programas “sensacionais” que são apresentados na telinha.

Confesso! Na primeira vez que vi um galho serrado assim, certinho, caído no chão, fiquei espantado, quem teria feito aquilo? Um belo dia, nosso amigo Alexandre, professor de Zoologia da Ufsc veio com a luz: é um Bicho-serrador (Oncideres sp), que coloca os ovos em cavidades feitas por ele próprio nos galhos e serra em seguida para que as suas larvas possam crescer e se alimentar daquele galho.

Marcelo, Professor e Engenheiro Florestal e nosso parceiro do Instituto de Pesquisas Ambientais da Furb, complementou: é um Cerambycidae, que ocorre em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Paraguai e Argentina. Os ovos são elipsóides brancos com 5mm de diâmetro, dos quais saem larvas vermiformes branco-leitosas que chegam a 30mm de comprimento; cabeça achatada e fortes mandíbulas, que “duram” cerca de um ano! Depois, viram pupas e, então, adultos, normalmente entre novembro e fevereiro.

É raro de se ver, pois serra, normalmente, à noite ou de madrugada. O nosso fotografado, ao lado, estava atrasado ou se perdeu na hora, porque já era bem tarde quando observei-o trabalhando sem parar num belo exemplar de Cedro (Cedrela fissilis) com mais de um metro de altura. Como, aqui na Reserva, plantamos e deixamos nascer muitos cedros, um ou outro ganha uma poda “radical” do nosso amigo Serrador, porém rebrota e há casos de serem serrados mais de um ano seguido e sempre rebrota!

Nenhum comentário: